domingo, 18 de março de 2012

Camada sobre camada

Materiais necessários

  • 1 tubo de ensaio
  • glicerina
  • água com corante
  • óleo de cozinha
  • detergente líquido
  O que acontece?

Observamos inicialmente que a glicerina é solúvel em água e que o óleo de cozinha não é. Dizemos que a glicerina é miscível em água e o óleo é imiscível. A glicerina e a água não se misturam a princípio, pois há uma grande diferença de viscosidade entre os dois líquidos. Por isso é necessário agitar o sistema.  A agitação pode causar a formação de uma emulsão entre a água e óleo, pois um se dispersa no outro. Mas, se observarmos bem, notamos que a emulsão não é uma solução verdadeira, já que não aparenta um caráter homogêneo. Se o sistema for deixado em repouso, observaremos que a emulsão se desfaz e as camadas se separam completamente.
Para que dois líquidos sejam solúveis um no outro, é necessário que suas moléculas façam interações. Estas interações devem ser fortes o suficiente para que seja compensador, de um ponto de vista das energias envolvidas, romper as interações das moléculas dos líquidos puros e formar novas interações entre os líquidos. Por exemplo, no nosso caso, as interações da glicerina com a água têm de compensar a quebra de interações da água com as outras moléculas de água vizinhas e da glicerina com as outras moléculas de glicerina. Pudemos observar que a água forma interações com a glicerina, pois essa se dissolve na água. Tanto a água quanto a glicerina são moléculas polares e possuem grupos -OH, que interagem entre si com interações chamadas ligações de hidrogênio.
Já as interações do óleo com a água são fracas e não compensam a quebra de interações entre as moléculas de água. Por isso o óleo não se dissolve na água. As moléculas de óleo de soja possuem longas cadeias de carbono apolares.
O detergente promoveu a mistura do óleo na água, formando gotículas de óleo muito pequenas. Desta forma, a emulsão de água e óleo fica estável. Isto ocorre, pois as moléculas do detergente apresentam uma região polar e outra apolar. A região polar interage com a água e glicerina e a região apolar interage com o óleo, e por isso a mistura ocorre. É devido a esta propriedade do detergente que podemos utilizá-lo na limpeza de gordura em utensílios de cozinha.

Créditos: Raysa Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário